O que é e para que serve o conceito de Golden Circle

O conceito de Golden Circle foi criado pelo britânico Simon Sinek, especialista em liderança, através da percepção de que empresas com propósito criam um impacto no mundo por meio do pensamento, da comunicação e da ação.

Simon Sinek é palestrante motivacional, consultor de marketing e escritor. Seu primeiro livro, lançado em outubro de 2009, apresenta o conceito de Golden Circle e se chama “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”.

Dentre suas palestras, a mais conhecida faz parte do TED Talks e recebe o nome How great leaders inspire action(em tradução para o português, Como grandes líderes inspiram ação). A conversa, realizada em setembro de 2009, atualmente é a terceira apresentação mais popular de todos os tempos. Por isso, o vídeo foi traduzido para 48 idiomas.

Durante seu discurso, Sinek apresenta o Golden Circle como conceito considerado o segredo para o sucesso.

Mas, afinal, o que isso significa?

Como funciona o Golden Circle

O principal objetivo do Círculo Dourado, ou Círculo de Ouro, é criar e desenvolver uma nova campanha, ideia ou negócio, a partir não do produto ou serviço, mas do propósito da empresa.

Simon elaborou um círculo que se divide em três camadas, assemelhando-se a um alvo. A parte central representa “why” (por quê), a intermediária “how” (como) e, localizada na extremidade, está “what” (o que).

Segundo o britânico, para obter sucesso em vendas é necessário ir do interior para fora, da camada mais profunda para a mais superficial/temporal, e ter consciência do que fazer. Quanto mais exploramos o núcleo do círculo, mais aumentamos a compreensão e enxergamos o segredo do sucesso de empresas.

A aplicação da metodologia do Golden Circle nas estratégias de comunicação causa impacto positivo nos colaboradores da empresa, seja ele pequeno ou grande, aumentando a inspiração, motivação e desempenho.

Ela também chega ao público, que compra a marca, e não o produto, por confiar nos princípios que o nome da organização carrega. Assim, a metodologia tende a elevar seu destaque no mercado.

Em resumo, Simon conclui que as pessoas – tanto as que trabalham em um lugar quanto as que compram produtos e serviços dessa corporação – não se inspiram apenas no produto ou no preço, mas, principalmente, na proposta de valor da empresa.

Como aplicar o Golden Circle em seu negócio?

A aplicação do conceito de Golden Circle está ligada às estratégias de marketing e, consequentemente, ao setor de vendas. A maioria das empresas tende a enfatizar os resultados do negócio ao invés de enaltecer sua missão e inspirar os futuros clientes.

Então, para conquistar o tão esperado sucesso, as instituições devem fazer o caminho inverso, do interior do círculo para fora – e não de fora para dentro, como geralmente é feito.

A missão é fazer com que o produto seja visto como algo que vai fazer diferença no mundo. Assim, ele será comprado por pessoas que acreditam nos princípios da empresa.

A preocupação em ter consumidores que compactuam com os mesmos ideais demonstra o empenho do negócio na busca por proporcionar experiências incríveis, remetendo, principalmente, às emoções. Como consequência, o público acaba se tornando fiel.

Além disso, cria-se um vínculo de empatia entre consumidor e empresa. Esse laço representa o reconhecimento pessoal dos clientes, fazendo com que eles se enxerguem dentro das propostas da organização.

Um modelo de comunicação baseado em propósito gera crescimento da valorização, referência e autoridade à empresa.

A Apple é um bom exemplo de tudo isso. A empresa americana consegue vender o conceito de inovação de uma forma que outras empresas não conseguem. O valor da ideia, do propósito inovador, encarece o produto e, por isso, os preços são altos.

golden circle

O fundador da empresa, Steve Jobs, é um idealista que conseguiu traduzir em produtos tudo o que esperava dos dispositivos do futuro. Por causa dele, as pessoas pagam por um iPhone não por ser o melhor smartphone do mercado – já que nem sempre é assim -, mas justamente porque é um produto da Apple.

O propósito de Steve na companhia é tão claro que já faz parte da mente dos consumidores. O público confia que, a cada ano, um produto novo será lançado, proporcionado uma experiência única. Além disso, as pessoas se identificam com o propósito de paixão pela tecnologia que a empresa inspira.

O Golden Circle da Apple é formado por:

Why (por quê): tudo é feito é para desafiar o status quo. Seu slogan é “Think different” (Pense diferente);

How (como): os produtos desenvolvidos são bonitos, fáceis de usar, modernos e altamente tecnológicos, garantindo experiências memoráveis;

What (o que): smartphones, notebooks, computadores, tablets, entre outros.

Encontrando o porquê da sua empresa

Existem algumas formas de aplicar o método do Golden Circle na sua empresa.

Para tanto, é necessário começar a pensar porquê a organização existe. Muitas vezes, os negócios insistem em fazer o caminho inverso, por ser mais fácil ou intuitivo. Mas é essa perspectiva que o Golden Circle tenta mudar.

Aqui vão algumas perguntas que podem te auxiliar a encontrar o seu propósito:

  • E se minha empresa deixasse de existir? As pessoas sentiriam falta de alguma coisa?
  • Qual impacto meu negócio vai ter/tem na vida das pessoas ou das organizações?
  • O que minha marca tem de único e exclusivo?
  • Qual a visão dos consumidores sobre a minha empresa?
  • Por que a gente faz o que faz? Qual é a história por trás da nossa existência?

Não há um limite de quantas vezes você deve se perguntar o porquê antes de encontrar uma resposta satisfatória. Você vai saber quando achá-la; portanto, não tente cercear suas possibilidades.

Além disso, as palavras utilizadas para responder às perguntas merecem total atenção e cuidado, pois cada uma faz enorme diferença e impacto na construção do negócio.

 

Você já tinha ouvido falar do Golden Circle? Já aplicou essa metodologia nos negócios da sua empresa? Quer começar, mas ainda não sabe bem por onde? Deixe um comentário ou nos chame para bater um papo sobre esse assunto, que é delicioso!

Leia também...

Melhores posts

Deixe uma resposta